rss

Programas de Governo que Ajudam Estudantes a Ingressarem na Faculdade Privada

| Uncategorized | outubro 31, 2018

Muitos jovens almejam em estudar em uma faculdade bem renomada, mas muitos não têm condições de pagar ou se manter nesse tipo de instituição. Atualmente, o governo disponibiliza programas para que possa ser inserido jovens com a situação financeira ruim em uma faculdade particular, ou seja, que esse jovem tenha a mesma oportunidade que um estudante que vem de uma família com mais condição de estudar em um lugar com um ensino de alta qualidade e boa infraestrutura.

Como ingressar em uma faculdade privada e sem pagar nada?

O processo é muito simples, você só precisa querer e correr atrás do seu grande sonho. A maioria dos programas oferecidos pelo governo são através do enem. Ou seja, você precisa fazer esse simulado para poder concorrer as demais vagas. Mas confira abaixo os principais programas e como se inscrever e participar.

Prouni

O Programa de universidade para todos consiste em dar a oportunidade para jovens com renda menor que um salário mínimo e estudantes de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares. A bolsa Prouni dá a chance para esses jovens de ingressar em uma ensino superior sem ter que pagar nada, entretanto, para poder seguir no processo é necessário que o estudante tenha feito o enem e tenha, pelo menos, tirado mais que 450 e não ter zerado a redação.

Após realizar essa prova, o candidato passa para uma segunda etapa que é a inscrição no site. Lá é necessário preencher todos os dados referentes a renda familiar, informações pessoais e tudo relacionado ao que você consome e frequenta. Mas não adianta mentir, viu? Pois se você passar, vai ser necessário comprovar cada detalhe. Caso você tenha mentido, você estará desclassificado automaticamente.

Fies

Como o Prouni, o Fies depende também da prova do enem para você participar do programa. Entretanto ele é um projeto diferente, pois você não fica isento do valor da mensalidade, apenas financia. Em palavras mais simples ele possibilita que você pague sua faculdade depois de terminar, em quantias pequenas para não pesar no seu bolso.  O estudante pode financiar desde 50% até o valor inteiro, 100%.

Sisu

Nesse programa, as universidades particulares ofertam as vagas para jovens que almejam um ensino de maior qualidade e para garantirem seu diploma do tão esperado curso. O processo seletivo acontece duas vezes no ano, ou seja, você possui mais de uma chance para concorrer.

No final do processo, é selecionado os melhores candidato0s com as melhores notas para entrar na faculdade.

No Tags

  

Leave a Reply